Quem pode acolher o código ético?

Posto que há formas diversas de entender o Tarot, incentivamos os profissionais do setor para que estabeleçam um compromisso ético com seus clientes, seja aderindo a este texto (caso identifiquem-se com o mesmo), seja elaborando seu próprio código ético ou “carta de serviços”.

Quem pode aderir a este Código Ético?

Qualquer profissional do Tarot que veja seus valores e formas de atuar reconhecidos no texto proposto. A adesão ao código supõe a aceitação da totalidade das partes que o compõe. No caso do profissional não estar de acordo com alguma delas, recomendamos a elaboração de um texto próprio, que abarque adequadamente seu espírito e forma de trabalhar.

Como aderir ao código ético?

1. Leia atentamente o Código Ético e suas recomendações, já que a adesão ao mesmo supõe o endosso a todos os pontos do mesmo.

2. Inclua o logotipo nos espaços de acesso das consultas (vitrines, sala de espera e similares), indicando sempre as vias através das quais o usuário pode consultar o conteúdo integral do mesmo (www.eticatarot.wordpress.com).

3. Opcionalmente, escreva para eticatarot@gmail.com informando seu nome, cidade, estado e site para que estes sejam incluídos na lista de profissionais que aderiram ao código em www.eticatarot.wordpress.com.

O que pode fazer um cliente, caso considere que um profissional não cumpre o código ético?

Não há nenhum tipo de “organização” que se dedique a validar se um profissional cumpre ou não o código ético. Cabe aos clientes validarem isso. Em todo caso, o que é imprescindível é que o profissional que adote o código comunique de forma clara e expressa seus compromissos éticos, para que os clientes possam avaliar, uma vez realizado o serviço, se o profissional que os atendeu cumpre (ou não) o que se comprometeu a fazer.

O código ético é, portanto, um compromisso de qualidade em relação aos clientes, mas não um sistema de certificação de qualidade.

Autoria e responsabilidade

Nenhum indivíduo ou organização se coloca como titular na criação da “Edição Brasil” do Código de Ética do Tarot. Trata-se de uma iniciativa coletiva, de adesão voluntária, com três referências eletrônicas: site, email e página no Facebook.

A tradução foi realizada por Ivana Mihanovich, a quem agradecemos a colaboração.

  1. Site: www.eticatarot.wordpress.com
  2. Email: eticatarot@gmail.com
  3. Facebook: www.facebook.com/eticatarot

Solicitações de alteração, exclusão ou acréscimo no presente texto deverão ser encaminhadas e levadas à discussão coletiva em espaço, físico ou virtual, eleito para tal e amplamente divulgado através dos canais disponíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s